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quarta-feira, 15 de outubro de 2008

MOBILIÁRIO

O mobiliário produzido segundo o estilo nouveau apresenta características japonesas, na medida em que estabelece padrões refinados e uma relação harmoniosa entre os elementos ortogonais e sinuosos.
Tal contradição apaziguada é perceptível, principalmente na produção, de Godwin, nitidamente anglo-japonesa.






Outro importante artista desta vertente artística é Rennie Mackintosh, cujas obras, no entanto, apresentam uma certa inclinação pelos traços ortogonais.




Outras obras importantes de outros artistas também incorporam elementos ortogonais e curvilíneos.


ARQUITEURA E DECORAÇÃO

A arquitetura do Art Nouveau também incorpora elementos japoneses, como por exemplo a fluidez espacial, a assimetria, o uso de linhas sinuosas e dinâmicas.
A obra de Victor Horta apresenta alguns destes traços. Segundo Gombrich (1983), “Horta aprendera com a arte japonesa a descartar a simetria e a explorar o efeito de curvas sinuosas.”(p. 426) Exemplo disso é o Maison du Peuple.






Os elementos curvos também são encontrados no Castelo Béranger em Paris, projeto de Hector Guimard.





A produção de Otto Wagner também apresenta algumas características japonesas. Segundo Benévolo (1976), ele entende a renovação arquitetônica de forma estrita, combatendo as composições simétricas e volumétrica, dando preferência às linhas e aos planos, inseridos em superfícies de fundo claro, de forma a contrastá-los.
O desprezo pela simetria também é perceptível nas obras de Gaudí. Sua produção também se aproxima da cultura nipônica ao adotar a temática naturalista. Segundo Janson (2001), ele desprezava, no entanto, as superfícies planas e as linhas retas, tipicamente japonesas.





Já na decoração nouveau, o principal nome é Mackintosh, que buscava por meio da combinação de formas curvilíneas e ortogonais, criar ambientes inovadores. A sobriedade de seus ambientes, derivada em grande parte da escolha dos materiais também é um vestígio da influência japonesa em suas obras.





O Salão Pavão de Whistler também é outra obra permeada traços japoneses, como a temática naturalizante, o padrão cromático, a composição espacial e o uso de linhas sinuosas.






Pintura japonesa


JÓIAS

As jóias do estilo nouveau apresentam traços nitidamente orientais, como o naturalismo, retratando principalmente a figura da libélula, muito comum na arte japonesa; a sensualidade feminina; as linhas sinuosas; a delicadeza; a assimetria; o padrão cromático japonês e o contraste dos elementos curvilíneos e ortogonais. O maior expoente dessa vertente artística é René Lalique.









VIDROS E ESCULTURAS

Os vidros e esculturas também representaram uma forma artística passível de influências japonizantes, como o uso de cores suaves e a adoção de temáticas naturalizantes, por muitas vezes de figuras tipicamente nipônicas. Seu principal artista foi Émile Gallé.
Trabalhos de outros artistas:

MODA

As influências japonesas também foram perceptíveis na moda nouveau. Segundo Vonboehn (1945), um dos exemplos mais nítidos é a modificação da manga das roupas, tornando-as mais retangulares, analogamente aos kimonos japoneses. As golas altas retangulares e o fechamento cruzado na silhueta também derivam das vestimentas nipônicas. O principal expoente dessa nova tendência foi Paul Poiret.

Mesmo que sua reforma tenha representado um avanço sobre a moda, o ArtNouveau
teve que se limitar ao setor da ornamentação. Com o balé russo Sherazade, no entanto, uma onda oriental se fez notar em muitas criações da vestimenta, graças a seus integrantes Diaghlev, Leon Bakst, Fokine, Nijinski, Masise e Pavlova. Até a guerra russo-japonesa fez nascer um novo feitio de mangas em Paris, com a imitação dos kimonos.(NERY, 2004, p. 195)




Kimonos japoneses:




De acordo com Chahine (2006), até mesmo a maquiagem baseada em tons extremamente claros pelo uso do pó de arroz, nos lábios e sobrancelhas finas e arqueadas, é uma evocação das belezas orientais.



Maquiagem japonesa: